Aprofundar e Aprimorar a Prática Clínica
"Um curso destinado, além do aprofundamento, à incorporação e uso dos conceitos e das ferramentas produzidas no curso de Formação em Esquizoanalise, visando treinar e aperfeiçoar o fazer clínico."
Intervalos sem aula: última quinzena de dezembro 2025 e primeira de janeiro 2026.
(Último encontro com duração de 4 horas)
• Início: 05 de agosto de 2025
• Término: junho de 2026
*APENAS 15 VAGAS DISPONÍVEIS
Intervalos sem aula: última quinzena de dezembro 2025 e primeira de janeiro 2026.
(Último encontro com duração de 4 horas)
• Início: 05 de agosto de 2025
• Término: junho de 2026
*APENAS 15 VAGAS DISPONÍVEIS
• 49 encontros ao vivo no total (alguns em horários alternativos) + Clínica Social:
(108 horas de encontros ao vivo)
+ curso inédito os Estóicos, por Luiz Fuganti (conteúdo gravado)
+ renovação por 2 anos das 31 aulas do Método Formação em Esquizoanálise
LABORATÓRIO DE ESTUDO E PESQUISA
Aprofundamento e potencialização dos operadores conceituais, tendo como base o Método que constitui o eixo do curso de Formação em Esquizoanálise:
• 6 aulas temáticas sobre as psicopatologias com Fuganti: paranóia; esquizofrenia; neuroses e perversões; com pontuações sobre depressão e seus afluentes; autismo e transtornos obsessivo-compulsivos entre outros transtornos mentais discriminados pela contemporaneidade:
• Paranoia: Caso presidente Schreber
• Esquizofrenia: Caso Artaud
• Neuroses e Perversões: Caso "O Homem dos Lobos" e outros casos
• 4 encontros com Eduardo Bellizzi e participação de Luiz Fuganti, sobre a experiência com a aplicação do método na vida e na clínica. Terá como base o método que constitui o eixo do curso Método Formação em Esquizoanálise, com o objetivo de aprofundar e potencializar os operadores conceituais nele desenvolvidos. Razão pela qual inclui o acesso renovado às 31 aulas do referido curso.
• 4 encontros com filósofo e professor universitário Auterives Maciel: Das máquinas desejantes aos dois pólos do delírio: produção, paranoia e esquizofrenia na clínica esquizoanalítica. (horário alternativo)
• 2 encontros, com o médico, clínico e professor da USP Alessandro Campolina: Psicotrópicos: o uso de psicofármacos e enteógenos na clínica esquizoanalítica. (horário alternativo)
• 4 encontros para experimentar a aplicação dos operadores conceituais do método como instrumento de análise social através da análise de filmes e obras literárias com Geruza Zlenys e Marta Picchioni.
• 2 encontros para experimentação da escrita e elaboração de texto ou trabalho de conclusão que expresse seu processo de desconstrução e conquista de consistência que testemunhe seu preparo para a clínica (que podem compor uma revista eletrônica no site da escola nômade)
• 2 encontros especiais de conclusão e apresentação dos trabalhos, de 4 horas de duração cada, com as turmas conjugadas, nos últimos 2 sábados.
CLÍNICA EM GRUPO
Encontros quinzenais com Fuganti, com foco em levar a cabo a desconstrução de si como condição essencial para uma prática clínica orientada pelos paradigmas ético-estéticos (ou para prática de uma clínica da vida ativa).
Os participante se colocam como caso clínico diante dos demais e se tornam objeto de análise em grupo.
INTERVISÃO CLÍNICA
Encontros com Fuganti na Intervisão em Esquizoanálise dedicada aos casos clínicos trabalhados na clínica social.
CLÍNICA SOCIAL
Provar e experimentar a aplicação prática dos operadores conceituais do método em matérias que exprimem problemas psicopatológicos na clínica social organizada pela Escola Nômade.
Cada participante atuará como analista e terá oportunidade de praticar a esquizoanálise com um analisando advindo da clínica social. A orientação acontecerá durante a intervisão, ver abaixo.
ESTÓICOS
Acesso inédito ao curso gravado por Luiz Fuganti sobre Estóicos. (20 horas de aulas gravadas)
E 2 (dois) encontros ao vivo online sobre os estóicos gregos e a emergência da superfície como Zona de Passagem, expressão e produção do desejo, com Luiz Fuganti.
Acesso renovado por mais 2 anos
MÉTODO FORMAÇÃO EM ESQUIZOANÁLISE
Filósofo e esquizoanalista, Luiz Fuganti é pensador da filosofia da imanência, escritor e clínico.
Autor do livro Saúde, Desejo e Pensamento, uma referência entre as mais acessíveis introduções ao pensamento nômade.
Uma mente revolucionária na filosofia da diferença e nos modos de pensar o desejo, a ética e a política em nossas formações sociais.
Suas ideias inovadoras abrem promissores horizontes para a realização de uma vida autêntica e autônoma.
Ainda em sua juventude, Luiz Fuganti foi influenciado por grandes pensadores como Nietzsche, Deleuze e Spinoza.
Suas contribuições marcantes trazem luz para compreender as formações sociais atuais e desconstruir suas armadilhas para superar as limitações que nossa época nos impõe.
Sim, é preciso ter concluído o curso Formação em Esquizoanálise para participar do curso Esquizoanálise Aplicada.
equipe@escolanomade.org
(21) 9688-17911
© Escola Nômade de Filosofia - todos os direitos reservados 2025